O Compêndio do Ensino Religioso é resultado de um processo de resistência de uma área de conhecimento. Procura dar um panorama dos principais assuntos que envolvem essa área do saber. Aborda aspectos da história, da legislação e da organização do Ensino Religioso e contextualiza o ensino e a aprendizagem ao apontar a dimensão epistemológica e prática no currículo escolar.
Para fazer brotar a esperançaEm Pedagogia da esperança, de 1992, Paulo Freire faz uma reflexão sobre a Pedagogia do oprimido, um reencontro com ela, com suas vivências em quase três décadas nos mais diferentes cantos do mundo. O livro, atual e imprescindível, conta ainda com a colaboração de Ana Maria Araújo Freire, através de notas explicativas.Em 1963, em Angicos, interior…
O DESENVOLVIMENTO DA SOLIDARIEDADE SOB O OLHAR DE UM DOS MAIORES PENSADORES DA PEDAGOGIA Em Pedagogia da solidariedade, Paulo Freire expõe não só suas ideias e seus ideais, mas nos leva a refletir que sem uma pedagogia crítica, voltada para o aperfeiçoamento dessa virtude em cada um de nós, não podemos construir um mundo mais bonito e verdadeiramente democrático, no…
Desejo que este livro sirva de estímulo a educadores da Educação Infantil, pois os anos iniciais significam muito na vida de cada criança, que precisa confiar em todos os adultos que a conduz nas orientações. Mesmo com pontos de vistas diferentes, é importante que educadores da Educação Infantil compreendam que todos os aprendizes de zero a cinco anos necessitam de…
Educadores são responsaveis pela transformação socialEm Professora, sim; tia, não, o maior educador brasileiro denuncia que a troca da palavra “professora” por “tia” para designar “pessoa que ensina” é uma armadilha ideológica. Nas dez cartas que compõem o livro, o autor analisa as qualidades verdadeiras e autênticas das virtudes éticas que educadores progressistas precisam ter e praticar, se querem ser…