Esta obra é uma expressão através da escrita que imortaliza histórias inspiradoras de mulheres desbravadoras no segmento do agro, cujas trajetórias se tornam exímias lições através dos legados das famílias marcadas por enormes desafios, superações, conquistas e oportunidades. O leitor vai encontrar relatos de famílias e de mulheres aguerridas, desde os povos originários e a preservação da floresta amazônica, até a construção de uma das maiores empresas do agronegócio do mundo, perfazendo os pilares da sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.
Esta produção apresenta trajetórias inéditas, a exemplo da produção rural de uma indigenista e a construção de um santuário ecológico na floresta amazônica. Uma exposição sobre a nova imagem da mulher rural conectada, ativa e inovadora, que mostra indicadores acima da média, experiências dentro e fora da porteira, revelando como contribuem com a atividade econômica do agronegócio no Brasil.
A descrição desses fatos é um incentivo para quem deseja apreciar uma boa leitura sobre vivências marcadas por escolhas e enfrentamentos. Foi também para as vinte e uma escritoras deste livro, indigenista, guardiãs da Amazônia, produtoras rurais e empresárias do agro, um exercício de desbloqueio de si mesmas, pois nunca tinham escrito as próprias histórias antes. Valores familiares, jornada profissional, conexão com o divino através da fé, construção de legado, fortalecimento da economia no setor do agro brasileiro pela dedicação e crença no futuro melhor, são alguns dos tópicos que podem ser conferidos nesta agradável compilação.